Corvina

Corvina (Micropogonias furnieri)

Habitat: Podem ser encontradas em toda a faixa litorânea brasileira. Vivem em locais com fundo arenoso, normalmente em cardumes não muito numerosos.
Técnicas de pesca: Caso se queira pescar corvinas de praia, deve-se utilizar varas com comprimento variando entre 2,10m e 4,20m, molinete ou carretilha com capacidade de armazenamento de 150m de linha de 0,25mm a 0,30mm de diâmetro, com um chicote de 0,40mm para dois anzóis do tamanho 2/0 a 3/0, chumbadas tipo pirâmide cujo peso deve variar com a distância do arremesso e correnteza da maré. Para a pesca de praia, os melhores locais são os alagamares e canais de praia, sendo as melhores iscas os camarões, sardinhas, manjubas e corruptos, preferencialmente vivos.
Para se pescar embarcado, deve-se utilizar equipamento de ação média, composto por uma vara para linhas de 8 a 17Lbs, molinete ou carretilha com capacidade para armazenar 100m de linha de 0,30mm de diâmetro e anzóis de tamanho 1/0 a 4/0. A chumbada deve correr na linha. Em regiões litorâneas deve-se utilizar as mesmas iscas da pesca de praia.
Dica: Na pesca embarcada, o silêncio é fundamental. Na pesca de praia, deve-se arremessar no canal, que é facilmente localizado pela arrebentação das ondas. O início da arrebentação marca o final do canal.
Melhores épocas: Meses de outubro, novembro e dezembro.

Dica: Costuma freqüentar certas regiões conhecidas dos pescadores. Como são peixes “gulosos”, colocar bastante isca no anzol pode atrair as corvinas com mais facilidade. Opte pelas iscas de camarão e sardinha, que devem ser oferecidas com “generosidade”. Prefira a pesca embarcada ou de praia, sempre com o chumbo encostado no fundo. Na pesca de arremesso da praia, amarre bem a isca. As praias fundas, com águas escuras e um pouco frias são as ideais. A maior incidência de corvinas nas beiras de praia é durante o inverno.
Dica: Para pesca de Corvina com lula, a mesma tem que ser fresca cortada em tira anzol 12,14 ou 16, pernada de 50 a 60 cm, um bom arremesso e boa sorte.
Dica: É encontrada em toda faixa litorânea brasileira, vivem em locais com fundo arenoso, normalmente em cardumes não muito numerosos. Gosta de comer no fundo e o chicote deve ficar mais ou menos 20cm do chumbo. As iscas para pegar corvina grande, camarão de água doce vivo, manjuba ou piaba de preferência vivos e filé de sardinha.
Dica: A Corvina costuma freqüentar certas regiões conhecidas dos pescadores. Como são peixes “gulosos”, colocar bastante isca no anzol pode atrair as corvinas com mais facilidade. Opte pelas iscas de camarão e sardinha, que devem ser oferecidas com “generosidade”. Os maiores indivíduos costumam serem pescados à noite em poços profundos. Como muitas vezes o cardume está no fundo, a fisgada tem que ser firme para o peixe não escapar. Prefira a pesca embarcada ou de praia, sempre com o chumbo encostado no fundo. Na pesca de arremesso da praia, amarre bem a isca. As praias fundas, com águas escuras e um pouco frias são as ideais. A maior incidência de corvinas nas beiras de praia é durante o inverno. É importante verificar as luas e marés do dia de pescaria. Em locais com muita correnteza, ou em dias de luas cheia e nova em baías e estuários, as corvinas comem melhor nos repontos das marés. Já nas luas minguante e crescente, com pouca influência de marés, há maiores chances de se pescar mais ao longo do dia. Marés muito paradas não são boas para esta espécie.

Tags: Pesca, corvina, peixe, dicas, água salgada, pescaria.

  1. #1 by Malu on Maio 9, 2011 - 9:50 pm

    Estas páginas são maravilhosas.
    Adoro estes animais… Suas cores, e formas.
    Lindo de se ver.
    Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: